Anais do Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO 

VOL. VIII, 2022

PSICOLOGIA SOCIAL E PRÁXIS INTERSECCIONAL: DESAFIOS FRENTE À TAREFA DE RECONSTRUÇÃO POLÍTICA DO PAÍS

ISSN 2965-226X

A Questão Social nas Manifestações Artísticas Brasileiras: De Manuel Bandeira a Criolo

Leonara Raquel da Silva Rebouças - Universidade Federal do Rio Grande do Norte 

Stefanny Aisha dos Santos Oliveira - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Resumo: Este trabalho foi realizado a partir das discussões proporcionadas por uma disciplina relacionada a Políticas Públicas no curso de graduação em Psicologia, na qual debatemos o conceito de Questão Social e como ela está associada aos conflitos das lutas de classes, entre o capital e o trabalhador. Assim, defendemos que política é conflito, e é por essa perspectiva que pode-se entender a noção de Questão Social. Esse tema surge na Europa, no século XVIII, a partir da ascensão das transformações estruturais do modelo de sociedade capitalista.  Nesse sistema, as relações sociais são pautadas na acumulação de capital e a força de trabalho passa a ser entendida essencialmente como uma mercadoria. Desse processo de industrialização, aliado a uma forte urbanização, ocorre o aprofundamento da concentração de renda e o empobrecimento da população, resultando em miséria, violência, fome entre outros. Diante desses fatores, a questão social se refere a um conjunto de desigualdades, sejam elas sociais, políticas ou econômicas que atingem a sociedade. A sua configuração é influenciada diretamente por determinantes históricos objetivos e subjetivos. Com isso, buscamos identificar expressões da questão social no Brasil mediante a relação entre o poema O bicho de Manuel Bandeira e o álbum Convoque seu Buda do rapper Criolo. Neste trabalho, a análise foi realizada inicialmente por meio de discussões utilizando a literatura que aborda a Questão Social em âmbito nacional e internacional e posteriormente foi feita a análise do discurso das letras das músicas e dos versos do poema. O bicho, poema de Manuel Bandeira, foi escrito na década de 1940, durante o período após Segunda Guerra Mundial, momento de grandes transformações políticas e sociais como a criação dos Direitos Humanos, e retrata as condições desumanas de miséria e fome de grande parte da população brasileira. Enquanto as músicas Cartão de visita, Fio do prumo (Padê onã) e Casa de papelão fazem parte do álbum Convoque seu Buda, produzido em um cenário de grande efervescência política, em 2014. Suas composições buscam fazer uma reflexão sobre os problemas sociais e os acontecimentos que impactaram o país naquele período e, além disso, deixa escancarada as relações de poder através da contraposição entre dominação e resistência. Identificamos ainda que a situação apontada tanto por Criolo quanto por Bandeira é agravada principalmente pela carência de políticas públicas ou pelo caráter paliativo dessas ações. Assim, observamos que a expressão da questão social assume diferentes configurações à medida que o capitalismo se redesenha. Na atualidade, o arranjo capitalista neoliberal produz novas - e reproduz antigas - modalidades de exploração, desigualdade e expropriação. No entanto, a questão social também se expressa na luta pelos direitos civis, políticos e sociais dos sujeitos atingidos. Diante disso, podemos entender que a questão social não se apresenta como um fenômeno recente e transitório, na realidade, trata-se de uma questão histórica, inerente às relações sociais de natureza capitalista que possui diferentes estágios e manifestações. Essa pluralidade da temática abordada gera desafios no processo de análise. Portanto, esse conceito exige que busquemos entender suas relações causais, seu contexto e suas formas de produção e reprodução, para assim possibilitar formas de atuação frente às desigualdades.


Palavras-chave: Questão Social; Desigualdade; Sistema Capitalista.

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