Anais do Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO
VOL. VIII, 2022
PSICOLOGIA SOCIAL E PRÁXIS INTERSECCIONAL: DESAFIOS FRENTE À TAREFA DE RECONSTRUÇÃO POLÍTICA DO PAÍS
ISSN 2965-226X
Filme "Medida Provisória": interfaces com a Psicologia Social e a Reconstrução do Brasil
Isaac Marlon Vasconcelos do Nascimento - Unileão
Moema Alves Macêdo – Unileão
Resumo: Este trabalho objetiva refletir sobre obra artística cinematográfica: Medida Provisória, buscando encontrar pistas sobre o contexto brasileiro atual. O filme Medida Provisória se passa no Brasil, em um futuro distópico, onde chega às políticas sociais uma inciativa de reparação pelo passado escravocrata. Tal atitude provoca uma reação no Congresso Nacional, o qual aprova uma medida provisória que coloca todos os negros, chamados de “Melaninas Acentuados”, -na obrigatoriedade de voltar para a África como forma de reverter um suposto erro histórico. Nessa jornada, o advogado Antônio (Alfred Enoch), sua esposa, a médica Capitu (Taís Araújo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) buscam diversas formas de resistir à medida, aparecem confinados em suas casas e aquilombados no Afrobunker: (movimento que vai à luta pelo direito de permanência no país) ou enfrentando diretamente os policiais ordenados pelo Estado. Pode-se dizer que o filme reflete sobre atos discriminatórios e opressores contra a população negra advindas, principalmente, do estado enquanto instituição racista. Pode-se então ter aqui como problema de estudo o racismo estrutural e o neocolonialismo presentes na atual sociedade brasileira bem como no atual governo federal que corrobora com as representações sociais racistas. Dessa forma, busca-se aqui a compreensão de Como o filme Medida Provisória representa o atual contexto social brasileiro a partir de uma leitura da Psicologia Social?. Nesse sentido, este trabalho parte metodologicamente de uma análise de narrativa tendo como objeto de estudo o filme “Medida Provisória”, realizando uma articulação teórica com a Psicologia Social, onde será apresentada também uma revisão bibliográfica a partir dos debates encontrados na narrativa. As dificuldades encontradas para essa pesquisa vão desde a ausência de dados científicos formalizados sobre o filme, por ser lançado recentemente, até a concretização de conectar a observação da obra em estudo feito pelo autor com as bases teóricas em Psicologia Social. Com isso, percebe-se que o filme elucida movimentos contemporâneos e atuais, como tonificados no futuro, como violência policial, a discriminação e marginalização dos corpos negros bem como pontua estratégias de enfrentamento e afirmação que também acontecem no Brasil atualmente, e isso se faz importante para pensar numa Reconstrução do Brasil a partir da prática da(o) Psicóloga(o). Aqui cabe ressaltar a importância da Conduta Ética Profissional da psicologia em não corroborar com quaisquer formas de negligência e opressão social, pensando e refletindo criticamente nos aspectos estruturantes e neocoloniais da sociedade. Aprendi com essa experiência a importância de analisar obras artísticas, principalmente aquelas que representam um reflexo da sociedade. A psicologia no seu fazer cotidiano está em contato direto e indireto com as formas e os processos de subjetivação do ser humano, devendo pensar em uma práxis, desde a formação, que faça frente aos atravessamos psicossociais contemporâneos bem como o estratégias de enfrentamento diante do contexto neocolonial e do sofrimento psíquico da população negra, o qual pode ser representado no filme Medida Provisória. Mediante os fatos elencados, considera-se a presente discussão que o filme traz como relevante, principalmente para a Psicologia Social e para pensar a reconstrução do Brasil; o que é ser negro no Brasil? A presença do debate sobre o colorismo: quem é negro e quem não é? E também, a reflexão sobre Negritude a partir da experiência!
Palavras-chave: Medida Provisória, Psicologia, Psicologia Social, Brasil.