VIII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO - 2022
O EVENTO, DATAS E TEMA
O VIII Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) será realizado de forma híbrida, e em duas etapas: em formato presencial de 25 a 27 de novembro de 2022; e dias 1 e 2 de dezembro de 2022 de modo online. A etapa presencial será realizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus A. C. Simões, localizado em Maceió-AL.
Com o tema ‘Psicologia Social e práxis interseccional: desafios frente à tarefa de reconstrução política do país’, o evento volta sua atenção ao cenário nacional das várias crises que assolam o país, bem como à atuação de pesquisadoras/es e profissionais frente aos desafios teórico-práticos de uma práxis baseada em pesquisa científica e compromisso social.
O Encontro, de caráter institucional e periódico, reúne participantes de vários estados do Nordeste e de outras regiões do país com o objetivo geral de fortalecer a entidade na região e difundir o conhecimento científico em Psicologia Social. Nesta oitava edição, terá como principal finalidade consolidar o desenvolvimento dos trabalhos realizados nos eventos anteriores, aumentar o número de participantes e de trabalhos apresentados, e projetar a ampliação das contribuições sociais e científicas da Regional Nordeste no cenário nacional da Psicologia Social brasileira.
PÚBLICO-ALVO
Docentes, pesquisadoras/es, estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia e áreas afins, além de profissionais, integrantes de movimentos sociais e demais interessadas/os no campo da Psicologia Social e suas discussões.
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO:
a) apresentação de trabalhos em formato de comunicação oral
b) oferta de minicurso;
c) proposta de lançamento de livros.
EIXOS TEMÁTICOS:
EIXO 1. Analisando a conjuntura e compreendendo a crise no país: contribuições para a Psicologia Social
Este eixo acolherá trabalhos que contemplem o debate público a respeito da realidade social brasileira, considerando especialmente o contexto de agravamento das crises política, social, cultural, econômica, humanitária e epistemológica intensificadas nos últimos anos no país e as políticas de morte potencializadas pelos neo/ultraliberalismos das instâncias governamentais. Propõe-se que a questão seja discutida considerando sua relação e efeitos quanto às diversas formas de desigualdades sociais - racismos, sexismo, capacitismo, preconceitos, liberdades políticas e invisibilidades sociais. Pretende pautar discussões em Psicologia Social realizadas junto a pesquisadores/as e movimentos sociais e/ou coletivos envolvidos no exercício da democracia, na luta pela cidadania, na produção intelectual e denúncias das violências e opressões de grupos e pessoas historicamente excluídas da garantia de direitos humanos.
EIXO 2. A Psicologia Social e a reconstrução do Brasil: lutas, atuação profissional e construção de conhecimento*
Este eixo acolherá trabalhos que sinalizem horizontes de ação possíveis frente à tarefa de reconstrução do país no atual momento histórico. Para isto, considera a construção de um olhar psicossocial para a realidade da região Nordeste e seus territórios de (re)existência. Objetiva apresentar e refletir a importância das ações políticas antifascistas, antirracistas, anticapitalistas e das diversas vertentes feministas no enfrentamento ao neoliberalismo, ao pensamento conservador e aos retrocessos no campo dos direitos. Assim, esse eixo propiciará um espaço de trocas e de proposições de lutas e resistências, a partir de iniciativas diversas que incluam o aprendizado mútuo com os movimentos sociais, comunidades, povos tradicionais e universidade - conjuntos de agentes com os quais a psicologia constrói conhecimento, luta política e atuação profissional. Quanto à formação e produção do conhecimento em Psicologia Social, o eixo propõe pensar suas teorias, epistemes, compromisso ético-político e técnicas de investigação, considerando sua diversidade e pluralidade.
ORGANIZAÇÃO
Núcleos e Regional Nordeste da ABRAPSO | PET Psicologia UFAL | Centro Acadêmico de Psicologia - Gestão Carolina Maria de Jesus
UFAL Palmeira dos Índios | Centro Acadêmico Silvia Lane
APOIO
UFAL - Universidade Federal de Alagoas | FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas | NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFAL