VIII Encontro Regional Nordeste

da ABRAPSO - 2022

NÚCLEO DE VIVÊNCIA AO PARQUE MEMORIAL QUILOMBO DOS PALMARES, SERRA DA BARRIGA.


COMUNICADO: inscrições encerradas.

Considerando que: 

a) a UFAL não forneceu transporte para essa atividade da programação;

b) a organização do evento está financiando a locação do transporte;

A comissão cultural do evento enviou email em 10/11 pedindo a confirmação de todos/as/es inscritos/as/es para tal atividade.

Se vc se inscreveu, favor confirmar presença respondendo o email, visando não gerar vagas ociosas na atividade.


Guia: Dandara, mais informações aqui.


A ida à Serra da Barriga, uma atividade da programação do do VIII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO - 2022, surge com o objetivo de propiciar às/aos participantes do evento uma visita a um local importante na história da luta do povo negro em Alagoas: o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado no município de União dos Palmares. O Parque Memorial é um local de muita representatividade para o povo negro do Brasil e, além de ter sido tombado como patrimônio desde 1985 e como monumento nacional desde 1988, foi onde se estabeleceu o maior foco de resistência à escravidão do país, o Quilombo dos Palmares.


Nesse sentido, levar participantes do Encontro à Serra visa promover um espaço educativo e vivencial para as/os interessadas/os na história de luta do povo negro em Alagoas, e no país de forma geral. A atividade está sendo organizada em parceria com o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) da UFAL e relaciona-se com o tema do encontro na medida em que contribui para pensarmos formas de resistências e luta política, no passado e no presente, bem como em outras formas de construção de sociedade.


No dia 27/11, estaremos saindo do CIC (Centro de Interesse Comunitário) da UFAL - Campus A. C. Simões, localizado por trás dos bancos, às 09h, mas a concentração acontecerá às 08h30min. A organização do evento proverá transporte e guia para as/os inscritas/os na atividade - a confirmar a gratuidade. Como iremos passar o dia no Quilombo e também parte da tarde, sugerimos um piquenique para o almoço onde cada participante contribuiria com alguma comida para que passemos mais um momento de integração e conversa. É importante lembrar que trata-se de um local com vegetação muito presente e com caminho íngreme, então é importante roupas confortáveis e calçados fechados. Além disso, sugerimos que levem água, repelente e alguma canga ou toalha. 


Realizaremos lá na Serra um lanche coletivo e uma roda de conversa com representantes da luta negra e antirracista em Alagoas hoje. São eles:



Débora Alves:

Pesquisadora Qualitativa; Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT, campus Maceió - AL (2017); Técnica em Orientação Comunitária - UNIT, campus Maceió - AL (2015); Tem como foco de atuação teórico-prático o campo da Psicologia Social, Educação e das Relações Étnico-raciais; Foi conselheira do Conselho Nacional de Igualdade Racial, atuando como representante da Juventude Negra 2020-2021; atualmente é coordenadora de organização do Movimento Negro Unificado  Alagoas - MNU.



Laila Talita Ferreira:

Graduanda em História pela UFAL, bolsista NEABI-censo das ações afirmativas (2021-2022) e bolsista PIBIC (2022-2023)-Lélia Gonzalez: formação intelectual e o feminismo negro no Brasil. (1980-1985).



Geysson Santos:

Graduando em História na Universidade Estadual de Alagoas, Integrante do Instituto do Negro de Alagoas (INEG/AL), Coordenador do Coletivo Cia Hip Hop e Militante da Bancada Negra.


Contaremos com a mediação de: Aline Kelly da Silva (AL).




As vagas são limitadas. A inscrição ocorre por meio de formulário específico aqui. [inscrições encerradas]


Até breve!

Além da experiência no Quilombo, contaremos também com atrações culturais durante a realização do evento. São elas:


O grupo coração de mainha, para agraciar a primeira parte da noite do sábado, antes do fechamento da primeira etapa do evento no dia 26/11 e também contaremos com o baile do ForróZinho, que além de lindo, terá a disposição dos participantes do Encontro duas maravilhosas bandas e discotecagem especial, o ambiente acolhedor e espiritualmente cativante do Giramundo e apreciar os deliciosos petiscos e a diversidade de bebidas da casa.